domingo, 29 de novembro de 2009
SOFTWARE E GAMES” COM `RSS VERSOS TWITTER.
Durante a palestra citei um assunto que repercutiu bastante, porém acredito que não tenha sido bem explicado, até por causa do tempo limitado, então vou colocar mais um pouco de informações sobre o assunto para discussão.
O Twitter é uma ferramenta que pode ser utilizada de diversas formas pelo blogueiro ou serviço de notícias, dentre elas uma das mais importantes é a divulgação de artigos publicados em blogues ou em mídias eletrônicas (jornais online, etc).
Essa divulgação se faz importante no sentido de fidelizar o seu leitor e mante-lo informado dos artigos mais importantes ou de maior qualidade publicados por você ou por sua equipe.
É importante que o twitter não seja usado como uma ferramenta de Feeds/RSS, onde você somente publique links do seu blog e links interessantes, pois já foi verificado que essa pratica não é muito aceitada no Twitter. Como eu sei que nem todos que estão lendo este artigo sabem o que um RSS, vou deixar uma definição bem objetiva do serviço e um link para um artigo que explica melhor o funcionamento dele.
RSS/Feed: O RSS traz muita facilidade ao seu usuário, que tem a opção de receber as novidades de vários sites ou blogs em uma ferramenta só, sem ter a preocupação de visitá-los todos os dias em busca de suas atualizações. Uma das grandes e importantes facilidades é a de poder separar por assuntos que você assinou. Para saber mais sobre o assunto leia este artigo.
Claro que eu não estou dizendo que esta pratica não tenha suas exceções ou que não tenha pessoas que gostem de perfis que somente compartilham informações, mas no geral as pessoas gostam de perfis interativos e humanos. Ou seja, quem hoje está no twitter não gosta de nada que seja robotizado e prefere discutir os assunto no lugar de apenas saber sobre ele.
Para exemplificar um perfil que, na minha opinião, ilustra bem como não se deve fazer veja a imagem abaixo (o nome e url do perfil foram retirados para manter a privacidade):
Porém como disse acima existem as suas excessões, como o perfil do@bluebusbr que é seguido por 8.246 pessoas (até agora) e somente publica links de suas postagens no blog. Porém para perfis deste nível é importante distuinguirmos o público que o segue e levarmos em consideração a qualidade e relevância das notícias publicadas, seria como seguir o twitter da CNN que tem um público que busca noticias online e em tempo real.
Você deve estar se perguntando: “Ele é maluco?” Não, eu nao sou maluco. Existe publico para tudo na internet e caso você deseje fazer um RSS no twitter, aconselho que seja em um perfil separado do seu pessoal.
A ideia é que você possa conversar, interagir, enviar dicas e links interessantes para os seu seguidores no seu perfil pessoal e não somente links e dicas, pois para que você se torne relevante para os seus seguidores e não seja visto como o chato que só envia links para angariar visitas para o seu site/ blog. O idela é que você monte uma estratégia com dois perfis, um pessoal e um para o blog, onde no do blog você esteja enviando os link para as postagens e mantenha os seguidores que gostam desse tipo de perfil atualizados, porém é importante que tenha interação entre o perfil do blog e algum comentário que venha a acontecer.
Durante o evento a Simone (@s1mone) colocou que o RSS está com os dias contados na opinião dela. Eu acredito que ele continuará vivo até que se apresente uma tecnologia mais interessante e com uma organização melhor que os seus agregadores. Hoje, o twitter não tem a capacidade de substituir o RSS, que tem a capacidade de armazenar as atualizações de forma que elas somente “saiam da sua tela” quando forem lidas ou marcadas como tal, já no twitter essa informação se perderia na sua timeline se você não estiver online (mesmo tendo a possibilidade de buscar no perfil do usuário).
Assine o feed deste blog ou receba todos os artigos
por email. |
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário